quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prosa vs poesia

Mas enfim... qual a diferença entre prosa e poesia? 

 Eu vou procurar responder isso baseada no texto do Mario Faustino: poesia - experiência. A poesia se trata, antes de tudo, de uma maneira de ser da literatura, ou seja, uma forma de exprimir percepções através de palavras, organizando estas em padrões lógicos, musicais e visuais.
A distinção mais comum entra as duas é a formal. A grande maioria responde "uma é em versos a outra em prosa (parágrafos, etc)". E não está errado. Mas vai além disso. A poesia, de certa forma, possui mais ritmo, tem linguagem mais concentrada, e o metro em poesia é mais fácil de identificar e mais preciso. A linguagem poética é criação, e a prosaica, comunicação.

Esse trecho é interessante: "Quem usa a linguagem poética fá-lo para conhecer o universo, nomeando-o, recriando-o, e para, em seguida, doar, expor, essa criação aos outros homens como um escultor oferece sua estátua e o músico sua música. Quem usa de linguagem prosaica conhece o universo através de comentários, da utilização de palavras já criadas e relativamente substituíveis".


Nenhum comentário:

Postar um comentário