Canto 6 da Eneida:
Esse canto é essencial. Ele está posicionado num lugar estratégico: é nesse canto que Eneias desce ao centro da Terra, para falar com os mortos. Ele está no centro da Terra, e o canto está no centro do livro, no meio (é o canto 6, a Eneida tem 12 cantos). Além disso, A eneida é dividida em duas partes:
1º parte: é o retrato de Eneias como navegador (similar a Odisseu)
2º parte: retrato de Eneias como guerreiro (similar a Aquiles)
*Virgílio procura imitar não só um livro, mas os dois, para mostrar o quanto ele consegue ser versátil. Além disso, ele mostra que consegue retratar em seis cantos o que Homero levou 24 pra fazer em Odisseu, e mais 24 pra Aquiles. Ele mostra que além de versátil, ele consegue ser objetivo, breve...e não ficar enrolando.
É nesse canto, no canto do meio, que há a transformação do Eneias troiano em Eneias Romano. E é na segunda parte que ele vai propriamente fundar Roma. Então, esse canto central, é não só uma similaridade do centro do livro como o centro do mundo, mas é também o ponto em que Eneias deixa de ser troiano para ser romano, ilustrando assim o que virá pela frente: a fundação de Roma, as batalhas.
Na Odisseia e na Eneida tem inversão: Odisseu fala primeiramente com Tirésias (que era seu objetivo). Eneias fala primeiro com o pai, e por último com quem devia. Depois que ele conversa com todo mundo que devia, ele vai conversar com Anquises.
Apolo tem grande importância na Eneida:
- fundador (ele contribui na morte de Aquiles. Se Aquiles não tivesse morrido, Eneias seria morto, e não poderia fundar Roma. Então, indiretamente ele contribui pra fundação da cidade).
-poesia (ele é responsável também pela fundação dessa cidade. Se ela não fosse fundada, não haveria poesia sobre ela. Então, ele é indiretamente um poeta também).
-profeta (a vidente é possuída pelo Deus Apolo).
Depois, tem a descrição do mundo dos mortos. Ele vê Dido na selva sombria (essa expressão vai ser retomada na Divina Comédia).
Eneias diz uma hora, que não é capaz de descrever em detalhes todos que estão do lado dos maus no mundo dos mortos, e pelo que estão sendo punidos. Essa parte parece ter sido a inspiração de Dante para o desenrolar de seu inferno na Divina Comédia, porque ele descreve em detalhes todos que estão lá e seus pecados. Ele aqui, está emulando Virgílio, mostrando que é capaz de fazer o que ele não consegue. Mais especificamente:
Dante é um autor. (autor, que vem de auctor = pessoa que acrescenta algo). Uma coisa muito interessante também, é que Eneias fala que não conseguiria descrever isso, nem se tivesse 100 bocas, línguas. 100 línguas, e a D. Comédia possui 100 cantos.
Muito interessante, estava buscando alguėm que fizesse essa ligação Dante/Canto VI.Grato
ResponderExcluir